sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Casa Fernando Ventura III . 1994


Desenganem-se aqueles que pensam que esta, por ser uma obra pequena e na minha aldeia natal, não teve problemas. De uma forma geral, os empreiteiros deste país são pessoas intratáveis, com muito baixa formação e conhecimentos. A este faltava-lhe, inclusive, a educação... Não queria corrigir os erros que a obra apresentava. Não seguia as indicações que lhe eram transmitidas pelos arquitectos (o projecto é desenvolvido com a colaboração do arq. João Duque Carreira) e inclusive pelo director de obra que, no caso, era eu. Tive que o proibir de voltar à obra e preparei a retirada do termo de responsabilidade. Teve o bom senso de deixar que fosse o irmão a continuar com os trabalhos. As coisas melhoraram e a obra pôde ser finalizada. Passados alguns anos soube que a empresa de construção faliu... Não admira!...

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Motivado por algumas das postagens do blogue “http://boassas.blogspot.com/”, visitei Boassas em 2008. Bem no centro da aldeia, com um excelente enquadramento, deparei com aquela que agora sei chamar-se a “Casa Fernando Ventura”.
Estava longe de imaginar que o que se vê é fruto de uma remodelação recente. O recurso a elementos característicos da arquitectura tradicional local, foi feita com uma qualidade tal que fui induzido em erro. Afinal a “Casa Fernando Ventura” não esteve sempre lá, como eu na altura então julguei!

cerveira pinto disse...

Estimado Rafael
Obrigado pelas suas elogiosas palavras. É bom saber que o blogue "Boassas" é motivador de visitas à aldeia, da mesma forma que sabe sempre bem ver reconhecido e apreciado o nosso trabalho. Infelizmente a casa em questão , à semelhança de muitas outras na aldeia, está devoluta... O reconhecimento e valorização da arquitectura popular e tradicional não é minimamente apoiado pelas instituições locais (bem pelo contrário) e os próprios moradores deste edifício compraram uma casa magnífica em Boassas que, seguidamente, demoliram para contruir um autêntico "mamarracho", com um projecto aprovado pela autarquia!!!!...
Relativamente à obra em si, uma observação mais atenta possibilitará percepcionar que ela foi recentemente intervencionada, no entanto, foi sempre intenção clara reintroduzir os elementos tradicionais e vernaculares, que acabam assim por ser dominantes.
Mais uma vez obrigado. Um abraço e volte sempre.
Manuel da Cerveira Pinto